6 Dicas para se Preparar para uma Vaga de Criação

Compartilhe !!!

Vaga de Criação

Como se preparar para uma vaga de criação? Confira 6 dicas imperdíveis!

Atualmente, organizar-se para uma entrevista de emprego é um passo muito importante, uma vez que a concorrência aumentou e está mais difícil encontrar oportunidades, desse modo, se preparar para uma vaga de criação é uma etapa que não pode ser negligenciada quando se quer ter sucesso nesse feito.

Dessa forma, você precisa tomar algumas atitudes que são fundamentais para conseguir o tão sonhado trabalho. Para isso, neste post, vamos apresentar 6 dicas de como se preparar para conseguir uma vaga de emprego/estágio na área de criação. Confira conosco!

1. Ter um bom portfólio

Uma das principais dicas para se preparar para uma vaga de criação é ter um bom portfólio. Isso porque é por meio do portfólio que a empresa terá conhecimento da sua experiência profissional, sendo essencial enriquecer esse material com documentos que comprovem a sua atuação para ganhar credibilidade e se mostrar uma pessoa capacitada.

Essa ferramenta está sendo cada vez mais utilizada no mercado de trabalho, pois possibilita ao profissional demonstrar suas qualificações, o que é um diferencial no momento do processo seletivo. Contudo, é importante frisar que, caso você não tenha experiência profissional, coloque no portfólio trabalhos da faculdade, pois isso certamente vai ajudar.

Trabalhe para ter um portfólio que revele o seu melhor, com o intuito de apresentá-lo à empresa. Lembre-se de que você também pode realizar cursos de especialização para enriquecer ainda mais o seu currículo e aperfeiçoar as suas habilidades.

2. Manter uma presença online

Além de ter um bom portfólio para apresentar a sua experiência profissional, outra dica imperdível para você se preparar para uma vaga de criação é manter uma presença online. Na atualidade, a maioria das empresas está consultando os currículos online, uma vez que com eles é possível colocar mais informações para melhor conhecer o perfil do candidato.

Desse modo, use o LinkedIn ou sites de portfólio online para descrever os seus objetivos profissionais, a sua formação acadêmica, os trabalhos já realizados etc. O currículo online amplia as chances de entrar no mercado de trabalho e conseguir as melhores oportunidades. Porém, é importante que você o mantenha sempre atualizado para aproveitar todos os recursos oferecidos.

preparando para uma vaga de criação

3. Pensar nos pontos fortes e fracos

Em uma entrevista de emprego, é muito comum que o candidato seja questionado sobre quais são os seus pontos fortes e pontos fracos. Apesar da recorrência, essa questão é muitas vezes determinante para dizer se você terá condições de conquistar a vaga de emprego ou não, pois a maioria das pessoas possui dificuldade em responder esta questão por falta de uma reflexão antecipadamente.

Neste caso, é fundamental que você não seja pego de surpresa, realizando um exercício de autoconhecimento com antecedência para ter segurança na hora que o entrevistador fizer as perguntas. Lembre-se de que o ideal nessa hora é ser verdadeiro, pois o recrutador também vai dar atenção para isso.

Além disso, pense em quais são os seus pontos fortes que podem beneficiar a empresa, tendo fatos concretos para comprovar a sua fala. Da mesma forma, analise quais são os seus pontos fracos que afetam a sua vida profissional. Contudo, não se esqueça de mencionar o que você tem feito para desenvolver este ponto fraco.

4. Programar-se para não chegar atrasado à seleção

Para se preparar para uma vaga de criação, é de suma importância programar-se para não chegar atrasado à seleção, uma vez que isso é crucial para obtenção da oportunidade. Candidatos que não cumprem o horário estabelecido mancham as suas imagens e perdem a chance de demonstrar para a empresa que estão comprometidos.

Dessa forma, organize tudo o que você precisa fazer na semana da entrevista para ter controle do tempo e não sair prejudicado. No dia do processo seletivo, tente deixar ao menos dois despertadores para não correr o risco de não acordar a tempo. Busque informações sobre o quadro de horário de ônibus, caso for utilizar o transporte público, e saia com antecedência de casa para evitar demais problemas.

5. Manter uma postura profissional

Para conquistar a tão sonhada vaga de trabalho, é imprescindível manter uma postura profissional, uma vez que o profissionalismo é tudo o que a empresa espera dos seus colaboradores. Quem não se prepara para assumir um compromisso ético de trabalho dificilmente ganhará alguma oportunidade no mercado.

Você deve demonstrar que respeita todas as pessoas e sabe lidar com opiniões diferentes, já que preza pela tolerância e o bem-estar. Além disso, para ter uma postura profissional, também é preciso fazer o uso de roupas adequadas ao ambiente de trabalho, tendo muita atenção a isso principalmente na primeira entrevista.

Além de cuidar do modo de se vestir, tome cuidado com a comunicação, pois tudo isso será avaliado no primeiro contado com a empresa. Prefira responder aos questionamentos com objetividade para evitar erros ao falar. Se for o caso, estude um pouco de gramática para se comunicar de acordo com a língua formal.

6. Evitar transparecer insegurança

Por fim, uma das dicas imperdíveis para se preparar para uma vaga de criação é evitar transparecer insegurança. Isso porque a falta de segurança demonstra para o recrutador que o entrevistado não está capacitado para assumir a responsabilidade esperada.

Com isso, procure não recordar as experiências ruins do passado, pois isso revela que você ainda tem medo que os mesmos fatos ocorram novamente. Você deve se preparar pensando com otimismo, sabendo que tem muita capacidade e contribuirá para o sucesso da empresa.

Neste post, abordamos 6 dicas de como se preparar para uma vaga de criação. Apresentamos que as empresas estão mais exigentes e desejam encontrar pessoas que tenham postura profissional, assim como responsabilidade para com o trabalho.

Vale destacar que, no início de carreira, nem sempre a primeira entrevista proporcionará um resultado positivo, mas é preciso ter perseverança, continuar estudando para estar mais bem preparado paras as próximas oportunidades, pois elas com certeza virão.

Então, gostou do nosso texto? Vimos como um bom portfólio faz toda a diferença. Portanto, leia sobre “As 10 dicas fundamentais para você criar um portfólio” e continue aprendendo!

Fonte: Redação Impacta

Veja também:

Cursos na área de Criação, Arte e Design

Criação em 3D – Computação Gráfica

 

 
Compartilhe !!!